segunda-feira, 2 de novembro de 2015

      Conexão Fametro

 Palestra sobre Integração do Sistema Municipal de Vigilância Sanitária com consumidores de alimentos e produtos farmacêuticos.


       A Vigilância Sanitária contribui no processo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde e de intervir nos problemas relacionados ao meio ambiente. E é responsável por proteger a saúde e prevenir doenças através de ações de educação e fiscalização. 
      
      Esta presente na fiscalização de locais de produção, transporte e comercialização de alimentos como: Restaurantes, mercados, bares, frutarias, açougues, peixaria, frigoríficos, industriais, embaladores, transportadora e armazenadoras.

       Assim como após comercialização do produto e pós-uso. Executando  investigação e controle de reações adversas e queixas técnicas de medicamentos, sangue, cosméticos, saneamentos, produtos para saúde e intoxicação por produtos.

       Os proprietários das empresas que trabalham com insumos para saúde, medicamentos e alimentos, devem obedecer normas e cumprir com os padrões sanitários para que não sejam penalizados ou tenham seus estabelecimentos fechados.




 Embora haja uma lei (RDC N44) que estabelece sobre as boas praticas farmacêutica da dispensação e comercialização de medicamentos, devendo as mesma serem realizadas somente em farmácias, drogarias, Posto de medicamentos. Ainda assim existem realizações de vendas ilegais de medicamentos em supermercados, mercadinhos, feira livre, via pública,casas de produtos naturais; Principalmente em regiões distantes dos centros urbanos os medicamentos são vendidos de forma ilegais.


      
   Uma das mais importantes atribuições da Vigilância Sanitária de alimentos, é promover a boas práticas na produção e manipulação de alimentos visando diminuir o número de Doenças Transmitidas por Alimentos.






         
       


O que mais chamou minha atenção na palestra foi os locais mostrados onde os alimentos eram

produzidos e manipulados, eram totalmente inapropriados para manipulação de alimentos, em relação a estrutura física do ambiente e a higiene do local. Segundo a palestrante funcionária da ANVISA, infelizmente existem milhares de pessoas que consomem esses alimentos produzidos e manipulados inadequadamente. Salientou sobre a importância dos consumidores fazerem denuncias desses estabelecimentos irregulares, para que  ANVISA possa obter maior controle e fiscalização.

Um comentário: